A comunicação digital tem ganhado cada vez mais espaço em diversos segmentos da sociedade, como a política. Segundo dados da We Are Social e Meltwater indicam que o Brasil tem 187,9 milhões de internautas em 2024. Isso representa 86,6% da população total do País. De acordo com a jornalista e CEO da Octus Comunicação & Marketing, que presta serviços especializados na área, Rayane Moreira, “é inegável o enorme potencial que estas ferramentas têm e que deve ser explorado pelos agentes políticos para garantir maior eficácia na comunicação do mandato e campanha eleitoral.”
Os hábitos para consumir informações dos brasileiros passam por um forte processo de mudança, inclusive na hora de decidir pela escolha dos seus representantes nas esferas de poder. Conforme pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataSenado, 45% da população do país decidiu seu voto, de acordo com o conteúdo acessado em alguma rede social. Além disso, 79% dos entrevistados afirmaram que utilizam as plataformas para se informar. “São números relevantes. O comportamento do eleitor mudou e é preciso que candidatos e mandatários fiquem atentos quanto a esta questão. A comunicação deve ser tratada como prioridade para garantir maior visibilidade e conexão com o público”, declara a consultora de marketing político digital, Rayane Moreira.
Garantir maior assertividade na produção de conteúdo requer planejamento, estratégia e análise de métricas. “Estes são três pilares essenciais para um resultado exitoso. É preciso entender a dinâmica e as regras dessas plataformas para ser assertivo. É impossível ignorar o uso das redes sociais em uma estratégia de marketing político digital. Ter presença no ambiente virtual não é mais uma diferenciação, é uma necessidade para divulgar ações, defender pautas e manter um canal de relacionamento com a população”, pontua a estrategista Rayane Moreira.