Iniciou na manhã desta segunda-feira (28.08), o 6º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), já se tornou o maior congresso da história, reunindo mais de 3,2 mil inscritos para três dias de palestras, mesas temáticas, troca de experiências e conhecimento entre gestores e gestoras. A abertura contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, do senador Humberto Costa, de deputados estaduais e federais.
Durante o evento estão sendo abordados temas como Reforma Tributária, Pacto Federativo e o Futuro dos Municípios. Além disso, são realizadas salas temáticas com a presença de autoridades de todas as esferas e especialistas das mais diversas áreas como educação, saúde, assistência social, mobilidade, segurança, cultura, comunicação e investimentos. O congresso também lançará o 2º Volume do Caderno de Boas Práticas Municipais de Políticas para as Mulheres.
O prefeito da cidade-sede do evento, Olinda, Professor Lupércio, recebeu calorosamente os participantes no Teatro Guararapes no Centro de Convenções de Pernambuco. O prefeito da cidade se disse um privilegiado por receber os gestores municipais que, durante três dias, trocarão ideias e vão propor soluções para os desafios de todas as cidades pernambucanas. A presidente da Amupe, Márcia Conrado, também destacou a importância do evento e afirmou que juntos é possível construir soluções que promovam a melhoria da qualidade de vida da população.
Com o objetivo de debater inovação e sustentabilidade, o 6º Congresso Pernambucano de Municípios é uma oportunidade para prefeitos e prefeitas trocarem ideias e proporem soluções para os desafios enfrentados pelas cidades pernambucanas. Com a presença de autoridades e especialistas, o evento está discutindo temas importantes como a Reforma Tributária e o Futuro dos Municípios.