O Projeto Viva Coração promoveu, em Fernando de Noronha, um curso gratuito de capacitação em urgências cardiovasculares para os moradores da Ilha. A iniciativa é promovida pelo Laboratório de Treinamento de Emergência Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, do Recife, em parceria Administração da Ilha.
O treinamento que aconteceu até a última quinta-feira (23), foi destinado a profissionais do setor de turismo e à população em geral. Os participantes aprendem a usar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), disponível em doze locais públicos da ilha, incluindo praias, o Porto e o Aeroporto.
O cardiologista João Moraes, coordenador do projeto, destacou a importância de uma ação eficiente nos primeiros socorros para salvar vidas. “Indicamos como é possível identificar uma parada cardíaca, ativar o serviço de emergência, fazer a massagem cardíaca corretamente e usar o DEA para salvar vidas”, explicou.
O deputado estadual Mario Ricardo, também prestigiou o evento. “A Ilha de Fernando de Noronha, é um case de sucesso para o Brasil, é uma Ilha cárdioprotegida, e queremos levar isso para outros ambientes. Eu quis vim ver de perto como são os treinamentos, saber como são distribuídos os DEA’s na Ilha, para que no futuro possa ter no Aeroporto do Recife, na Avenida Boa Viagem, em condomínios residenciais da Região Metropolitana do Recife”, ressaltou o deputado.
Além do uso do DEA, os professores instruíram sobre como agir em casos de engasgamento. Desde sua implantação em 2007, o projeto Viva Coração realiza atualizações anuais. A gerente de Urgência e Emergência da Administração da Ilha, frisou a relevância do conhecimento dos primeiros socorros. “No geral, quem presencia uma urgência é uma pessoa que está próxima, um leigo quando o assunto é saúde. O ideal é atuar nos primeiros momentos de forma correta”, indicou Daniela Gomes.