Após a publicação veiculada em nosso blog, referente a Auditoria Especial do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) que investiga possíveis irregularidades no contrato de iluminação pública de Igarassu, tivemos acesso a ofício da Celpe que informa que a prefeitura de Igarassu divulga dados equivocados de forma intencional a população.
A prefeitura de Igarassu afirmou, por meio do seu site oficial, blogs de circulação estadual, campanhas publicitárias, e até mesmo através das redes sociais da prefeitura, Elcione Ramos, que todas as lâmpadas da cidade haviam sido trocadas por modelos LED, totalizando 11.300 pontos de iluminação. No entanto, a Neo Energia, empresa responsável pelo serviço, desmentiu essa informação. Segundo o ofício da Neo Energia ao qual o blog teve acesso, Igarassu possui apenas 10.486 pontos de iluminação, e mais de 1.400 lâmpadas ainda não foram trocadas para LED.
Essa discrepância sugere que a cidade não tem iluminação 100% LED, ao contrário do que foi propagado pela gestão da prefeita Elcione. Além disso, a cidade estaria pagando por 11.300 pontos de iluminação, resultando em um gasto excessivo de mais de R$ 15 milhões.
Essa situação representa um desafio para a prefeita Elcione, que terá que explicar ao povo e ao TCE as discrepâncias entre as informações divulgadas e a realidade dos serviços prestados. A instalação da auditoria especial pelo TCE promete trazer mais detalhes sobre o caso, que já está sendo considerado uma das maiores fake news da história de Igarassu.