Em Igarassu, após as convenções, duas candidaturas ao executivo municipal estão postas. Se as convenções são um parâmetro de força, vamos trazer algumas análises políticas para entender essa máxima.
No mesmo dia, quase ao mesmo tempo, aconteceram as convenções dos candidatos a prefeito de Igarassu. Começando pelas mulheres, vamos analisar o tamanho de cada convenção.

Elcione Ramos, candidata à reeleição, realizou sua convenção no Ginásio Jota Raposo. Analisando as imagens, uma área que parecia enorme foi ocupada em mais da metade apenas com a montagem do palco, lembram do PALCO? Além disso, é notório observar que houve espaços vazios e, do lado de fora do ginásio, não haviam pessoas. Quanto à presença de lideranças importantes, com exceção da governadora que “pingou e foi embora”, as “lideranças” presentes eram, na maioria, funcionários da administração municipal. Muitos estavam ali devido a seus cargos, o que é justo, mas Elcione não consegue agradar nem dentro da gestão.
Do outro lado, Miguel Ricardo subiu as emblemáticas ladeiras do Sítio Histórico de Igarassu, carregado nos braços do povo e seguido por uma multidão. O simbolismo de subir as ladeiras e lotar o principal ponto da cidade não passou despercebido. Miguel Ricardo acertou até na escolha do local, optando por um ponto simbólico para a cidade, com uma iluminação que fez bonito nas imagens. Do lado de dentro da Casa de eventos Forró do Sítio Histórico, o espaço ficou pequeno, com muita gente do lado de fora.
Os discursos emocionados foram acompanhados de vídeos de lideranças importantes que não puderam estar presentes, como o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. Mas o que chamou a atenção foi a presença do Chefe da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Túlio Vilaça. Teria sido um recado da governadora? “Mario e Miguel, estamos juntos!” Ou a presença dele foi para levar o que viu ao palácio?
O fato é que convenções não ganham eleições, mas podem ser uma demonstração de força. E se assim é entendido, Miguel Ricardo, sem a estrutura da máquina municipal e estadual nas mãos, teve maior êxito frente a Elcione Ramos nesta disputa. Agora, é esperar o dia 16 de agosto para começar os embates nas ruas do município de Igarassu.
O cenário está montado, e a disputa em Igarassu promete ser uma verdadeira batalha. Enquanto Miguel Ricardo avança com o apoio popular demonstrado em uma convenção vibrante, Elcione Ramos enfrenta desafios dentro de sua própria base. A corrida eleitoral está apenas começando, mas os primeiros sinais já indicam uma disputa intensa e cheia de emoções.
Que comece a campanha!