A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, determinou nesta quinta-feira (11) que o partido apoie a candidatura de Júnior Matuto (PSB) para a prefeitura de Paulista no segundo turno das eleições municipais. A decisão contraria o diretório municipal, que havia aprovado por unanimidade, no dia anterior, uma aliança com Severino Ramos (PSDB).
O diretório estadual do PT discordou da escolha e levou o caso à Executiva Nacional, argumentando que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, a decisão final cabe à instância superior. A direção estadual destacou a importância de manter a parceria estratégica entre o PT e o PSB, que é fundamental para o projeto político nacional da sigla.
Com a decisão de Hoffmann, os socialistas intensificaram seus esforços para garantir o apoio petista a Júnior Matuto, que busca seu terceiro mandato como prefeito de Paulista.
Em comunicado oficial, Gleisi Hoffmann reforçou que a aliança com o PSB é vital para o fortalecimento do projeto nacional do PT e que essa estratégia está em linha com as coligações firmadas em outros municípios.
Leia o posicionamento de Gleisi Hoffmann na íntegra:
“Tendo em vista que o Diretório Estadual de Pernambuco não concordou com a deliberação do Diretório Municipal de Paulista, de apoiar a candidatura do PSDB contra a candidatura do PSB, mas também não se posicionou, encaminhando a decisão para Instância Nacional; E tendo em vista que a aliança com o PSB é estratégica no plano nacional, com apoios às candidaturas petistas em vários municípios; A Direção Nacional do PT encaminha o apoio ao candidato Júnior Matuto, do PSB, no segundo turno das eleições em Paulista.”
Gleisi Hoffmann
Presidente Nacional do PT
