O Partido dos Trabalhadores (PT) do município do Paulista, em Pernambuco, decidiu integrar a base do governo municipal liderada pelo prefeito Yves Ribeiro (MDB). A decisão foi tomada após um período em que o PT atuou de forma independente, sem se aliar nem fazer oposição à gestão.
Com a mudança, o PT assumiu a secretaria de projetos especiais, e a vereadora Flávia Hellen, única representante do partido na Câmara Municipal, passa a apoiar o governo. Em nota divulgada pela direção municipal do partido, o PT afirmou que a decisão de integrar a base aliada do prefeito Yves Ribeiro faz parte de uma estratégia maior, de construir uma frente ampla em apoio ao presidente Lula e de combate ao fascismo e às forças reacionárias .
“O PT é o partido do debate, da formulação, é uma célula viva que hoje não mede esforços para ajudar o presidente Lula a reconstruir o Brasil. A reconstrução do Brasil começa nas cidades, por isso o PT precisa construir uma frente ampla de sustentação ao nosso presidente e combatendo o fascismo e as forças reacionárias”, diz a nota.
Ainda segundo o comunicado, a estratégia do partido em Paulista será determinada com a direção nacional do PT, que vê o prefeito Yves Ribeiro como um aliado estratégico na defesa da democracia. O partido pretende utilizar seus quadros mais capacitados para auxiliar o governo em entregas importantes à população nas áreas de saúde, assistência, educação e infraestrutura.
“Quando os políticos brigam, quem perde é o povo. Quando os democratas se unem, não se dá espaço para crescerem projetos que não têm nada a ver com os interesses do povo trabalhador do Paulista. Reafirmamos nosso compromisso com o governo Lula e com a cidade do Paulista”, conclui a nota do PT.
Com a decisão, o PT passa a fazer parte da base governista em Paulista e colaborar com as políticas públicas do município, em busca de soluções para os problemas da população local. A medida também fortaleceu a posição do partido em nível nacional, já que o PT busca ampliar sua base política em todo o país para fortalecer o campo progressista e democrático.