Prefeitura do Cabo dá início às ações do Agosto Lilás, integradas à Operação Shamar

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho mobilizou diversas secretarias e órgãos especializados para oferecer serviços gratuitos ao público feminino. A iniciativa dessa sexta-feira (01) marcou o início das atividades do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A ação também integrou a Operação Nacional Shamar, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que promove o acesso à informação, garantia de direitos, serviços, orientações e o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Praça da Estação foi transformada em um centro de atendimentos com delegacia móvel, emissão de RG, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, mamografia, orientação jurídica, emissão de ofícios para segunda via de certidões, além de palestras informativas sobre direitos e prevenção à violência. Também foram realizados recadastramento no CadÚnico, feira de empreendedoras locais e atividades de lazer, como aula de dança e rodas de conversa.

Para muitas mulheres, a ação foi uma oportunidade de acessar diversos serviços essenciais em um só lugar, de forma prática e rápida. Dona Andréa, moradora de Garapu, compartilhou sua experiência: “É muito bom saber que tem um espaço assim para a gente ser bem atendida. Essa atenção é importante. Já fiz meu RG e agora vou fazer meu registro. Fui muito bem atendida, está tudo excelente”, relatou.

Além da ação desta sexta-feira, a Secretaria Executiva da Mulher promoverá, nos dias 12 e 14 de agosto, um adesivaço no terminal integrado de ônibus, em sinais de trânsito e no comércio local, com foco na conscientização e prevenção ao feminicídio. Dede o mês de fevereiro o Cabo de Santo Agostinho não registra este tipo de crime.

A Secretaria da Mulher também realizará ações educativas nas escolas municipais e lançará um novo serviço de acolhimento para filhos de mulheres vítimas de violência. “Dar esse pontapé inicial com a Operação Shamar representa um esforço coletivo, pois mostra que políticas públicas voltadas às mulheres precisam ser acessíveis. Estamos atuando na prevenção, na proteção e na valorização das mulheres cabenses”, destacou a secretária da Mulher, Aline Melo.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *