A construção do Currículo da Educação do Campo na Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho foi tema de um encontro nesta quinta-feira (14), no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas. A atividade reuniu gestores de escolas do campo e técnicos da Secretaria de Educação do município, tendo como objetivo tratar sobre a importância da elaboração dessa proposta pedagógica e as interfaces com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Abdalaziz de Moura (IAM).
Os gestores e técnicos participaram de uma formação ministrada pelo educador e filósofo Abdalaziz de Moura, criador da PEADS, metodologia que visa a transformação social e territorial, especialmente em áreas rurais, através da educação; e pela agrônoma e pedagoga Andrea Alice da Cunha Faria, professora do Departamento de Educação da UFRPE.
“Queremos mudar paradigmas, atingir resultados concretos e garantir que a educação do campo seja cada vez mais valorizada”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
“A construção desse currículo é um passo fundamental para garantir uma educação que trabalhe a realidade do campo, dialogue com os seus elementos, incluindo a educação quilombola, dos povos tradicionais, toda a diversidade que existe no Cabo”, afirmou a coordenadora da Educação do Campo no município, Eliane Duarte. Aislan Rafael, gestor da Escola em Tempo Integral Dr. José Roberto Monteiro situada em Arariba de Baixo, aprovou a iniciativa. “Foi uma formação incrível. Estávamos precisando resgatar nossa identidade como escolas do campo e nos fortalecer enquanto coletivo. Que venham os próximos passos”, comentou.