A escritora e mestra em Pedagogia Socorro Sobral, reconhecida pelo trabalho em educação inclusiva e resgate cultural, esteve no estado do Rio de Janeiro para cumprir uma agenda de lançamentos e articulações institucionais. A programação incluiu eventos nos municípios de Búzios e Rio de Janeiro (Copacabana), onde apresentou suas principais obras e metodologias voltadas ao fortalecimento da educação pública.
Durante a passagem pela capital fluminense, Socorro foi recebida por autoridades municipais, incluindo o prefeito Eduardo Paes, em agenda voltada à ampliação de projetos educacionais que vêm ganhando destaque em diferentes estados do país.
Em Búzios, a autora participou de encontros com gestores e representantes da educação da região, onde apresentou livros que abordam o registro histórico e geográfico de cidades, materiais que já vêm sendo utilizados em escolas por sua abordagem interdisciplinar e de valorização da identidade local.
Já em Copacabana, Socorro integrou um evento que reuniu prefeitos e lideranças municipais do estado do Rio de Janeiro, ocasião em que teve a oportunidade de dialogar com gestores públicos sobre suas metodologias pedagógicas inclusivas, baseadas na valorização das diferenças e na recuperação da autoestima de crianças em situação de vulnerabilidade educacional.
Entre os lançamentos recentes da educadora está o livro “Aprendendo do Meu Jeito”, voltado a crianças neurodivergentes, além do projeto “Cidade Mais Sorridente”, que associa literatura infantil a kits de higiene bucal, incentivando hábitos saudáveis desde a infância nas escolas públicas.
Socorro Sobral foi recentemente reconhecida com o Prêmio de Excelência na Educação, reforçando sua trajetória dedicada ao desenvolvimento de ferramentas pedagógicas que auxiliam na superação das dificuldades de aprendizagem, agravadas no período pós-pandemia.
A agenda no Rio de Janeiro, segundo a autora, representa um passo importante para a ampliação de parcerias institucionais. A presença em diferentes municípios abre espaço para a implementação de seus projetos em novas redes de ensino, fortalecendo políticas educacionais voltadas à inclusão, à saúde e à valorização cultural.

