A Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) alcançou, na noite desta terça-feira (2), a marca de 986 médicos formados ao longo de seus dez anos de existência, com a colação de grau de 176 concluintes, integrantes da 9ª turma da instituição.
A solenidade reuniu estudantes, familiares, professores e autoridades locais. O deputado federal e ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, destacou a importância da FMO para o município e relembrou a origem do projeto.
“Estou muito feliz porque acompanhei desde o início a luta deste jovem dinâmico e visionário que é o diretor-geral Inácio de Barros Melo. Com sua determinação, ele construiu uma das faculdades de medicina mais importantes do Brasil”, afirmou.
Segundo Inácio de Barros Melo, diretor-geral da FMO, a criação da faculdade surgiu a partir de uma sugestão de Renildo Calheiros, que continuou apoiando a iniciativa durante todas as etapas de implantação e consolidação.
“Renildo foi o maior prefeito que Olinda já teve. Com ele, a cidade ganhou a Faculdade de Medicina, o Shopping Patteo e tantos outros empreendimentos que ajudaram a transformar o município”, disse Inácio durante o discurso.
O diretor também ressaltou a importância do ex-governador Eduardo Campos no processo de instalação da instituição em Olinda. “Só eu sei o quanto foi difícil. Mas os seus filhos saem daqui hoje com a formação adequada para serem médicos competentes”, completou.
A 9ª turma recebeu o nome do médico, escritor e professor da instituição, Elimário Cardozo. O aluno Altemiro Lucas Gurgel foi o orador da turma, enquanto Joyce Nóbrega recebeu o título de aluna laureada. O juramento foi conduzido por Cristiane Moura Pinzon.
Durante a solenidade, também houve uma homenagem póstuma a Rodolfo Ulisses Albuquerque de Luna, que recebeu o diploma de médico em memória.
Com uma década de atuação, a FMO consolida-se como uma das principais instituições de ensino superior voltadas à formação médica em Pernambuco, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde e da educação na região.

