Dia do Nordestino: Conheça a história e saboreie o tradicional Arrumadinho no Restaurante Quintal da Hora!

No Dia do Nordestino, celebramos não apenas a riqueza cultural da nossa tão amada região, mas também sua gastronomia única. Um dos pratos que mais simbolizam o Nordeste é o famoso Arrumadinho

Com origens atribuídas aos costumes dos cangaceiros, que levavam nos alforjes farinha e carne seca para longas viagens, por serem alimentos que demoravam mais para estragar. Talvez por suas longas viagens pela região, o prato tenha se tornado, ao longo dos anos, um símbolo afetivo da cultura nordestina.

Apesar de ter sua criação atribuída cangaceiros, os pernambucanos juram que o prato foi inventado por eles. Não é puramente uma comida, mas a mistura de três comidas diferentes em um prato só. Segundo a lenda dos pernambucanos, o prato foi inventado quando, no final do dia ou no final da noite, a macaxeira (mandioca) acabava, por ser muito consumida como aperitivo. Então, a solução é usar um resto de feijão verde e um pouco de carne de charque. Em seguida, juntava-se tudo, botava um pouco de farofa e servia para o freguês.

O fato é, que essa deliciosa mistura conquistou o paladar de todo o país e virou um símbolo nordestino!

Em cada localidade, o Arrumadinho ganha suas próprias variações, mas seu modo de preparo permanece característico: as camadas de feijão verde, farinha de mandioca e carne-seca são arrumadas no prato para depois serem misturadas. Ao longo dos anos, outros acompanhamentos foram incorporados, tornando essa refeição uma tradicional comida de rua.

Atualmente, até mesmo restaurantes da alta gastronomia têm sua versão do Arrumadinho. Na capital pernambucana, o prato é o carro-chefe do Quintal da Hora, localizado na Rua Alfredo de Carvalho, 102A – Espinheiro. Um restaurante que oferece uma experiência autêntica da culinária nordestina.

Venha celebrar o Dia do Nordestino com um saboroso Arrumadinho, no Restaurante Quintal da Hora! Convide seus amigos e familiares para experimentar essa iguaria única que nos conecta com a cultura e tradição dessa região encantadora.

Compartilhe este artigo com seus amigos e deixe nos comentários suas experiências com o Arrumadinho do Quintal da Hora. Viva a diversidade cultural do Nordeste!

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *