Nesta terça-feira, 14 de maio, a cidade de Abreu e Lima celebra 42 anos de uma jornada marcada por um passado rico em história e luta. A cidade foi palco de um importante evento histórico para o Brasil, moldado pela identidade e o espírito de luta do seu povo.
Batizada em homenagem ao General Abreu e Lima, destaque das guerras de independência da América espanhola, foi filho do revolucionário Padre Roma, líder da luta pela independência na revolução Pernambucana.
A cidade carrega consigo o DNA da luta por liberdade e democracia. Foi em Abreu e Lima que tivemos o primeiro ato contra a ditadura e a favor das diretas já, um marco na redemocratização do país. Essa herança histórica se reflete não apenas em monumentos, ruas e praças, mas também no espírito combativo e resiliente de seu povo.
Além da sua importância política, Abreu e Lima é abençoada por uma natureza exuberante. Paisagens encantadoras do Rio Timbó e a Reserva Ecológica de São Bento, são tesouros naturais que enriquecem ainda mais a cidade. Na história, a rodovia que hoje é a BR 101, outrora, foi chamada de ‘Estrada Real’ por Dom Pedro II. Abreu e Lima tem ainda as ruínas do mosteiro de São Bento, um lugar lindo e rico em história.
Hoje, mais do que nunca, é tempo de celebrar a força e a resiliência do povo abrulimense. São 42 anos de história, desafios superados e conquistas alcançadas. Que este aniversário seja um momento de reflexão sobre o passado, celebração do presente e esperança no futuro. Parabéns, Terras de Jaguaribe, Maricota, Abreu e Lima, por sua história e sua luta!