A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) promoveu um curso intensivo de Primeiros Socorros e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com o uso de Desfibrilador Externo Automático (DEA). A capacitação, organizada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da ALEPE, aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de agosto, reunindo colaboradores da casa legislativa.
Ministrado por especialistas do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães (LTECV), o curso faz parte do Projeto Viva Coração, coordenado pelo cardiologista Dr. João Moraes. O objetivo central foi capacitar os participantes para que possam atuar de forma rápida e eficiente em situações de emergência, como paradas cardíacas e engasgos, tanto no ambiente de trabalho quanto em outros locais.
O cardiologista Dr. João Moraes destacou a importância do conhecimento em primeiros socorros, ressaltando que “cada minuto conta em uma situação de emergência cardíaca. Saber como agir antes da chegada do socorro especializado pode salvar vidas.” Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de praticar técnicas de RCP e o uso do DEA em manequins, simulando cenários reais de emergência.
A iniciativa vai além da preparação para situações críticas no ambiente legislativo. Ela também busca conscientizar a comunidade sobre a importância de estar preparado para lidar com emergências, um conhecimento que pode ser crucial em qualquer lugar e a qualquer momento.
“Este curso é uma medida preventiva que reforça o compromisso da ALEPE com a saúde e a segurança de seus servidores e parlamentares,” comentou o superintendente geral da ALEPE, Isaltino Nascimento, acrescentando que a ação faz parte de uma série de medidas que visam promover um ambiente de trabalho mais seguro e preparado para emergências.
O deputado estadual Mario Ricardo, que solicitou o treinamento, falou que a ação é um exemplo de como a casa de todos os pernambucanos pode servir de modelo, incentivando a adoção de práticas de segurança que beneficiam toda a sociedade. “A expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante o curso se espalhem para outros locais, levando a uma maior preparação de todos para lidar com situações de emergência.” Afirmou o deputado.