Dido Vieira: O Fiel da Balança na Política de Paulista

OPINIÃO

Recentemente, surgiu o nome de Francisco Padilha como pré-candidato a prefeito na cidade do Paulista. Essa informação foi noticiada em nosso blog no início do ano, quando Padilha já demonstrava sinais de que não caminharia com Junior Matuto.

Padilha obteve cerca de 60 mil votos no último pleito municipal, dos quais foram atribuídos ao grupo de Matuto. No entanto, é verdade que ele disputou a eleição dentro de um projeto, mas foi ele quem recebeu os votos nas urnas. Sabemos, porém, que urna não é caixa eletrônico, onde depositamos votos e já temos saldo quatro anos depois.

Cada eleição é uma configuração única, com suas variantes. Mas uma coisa parece não ter mudado em Paulista: Dido continua sendo o “Fiel da Balança”, assim como em 2020. Naquela ocasião, pouco conhecido, o jovem empresário juntou-se a um experiente político para formar uma “dupla perfeita”: a sabedoria da experiência com o vigor da juventude. A escolha de Yves Ribeiro por Dido Vieira como vice-prefeito, em detrimento de um velho conhecido, Dufles Pires – que já havia sido seu vice em outro mandato -, surtiu o efeito esperado e eles venceram a eleição para o candidato de Junior Matuto, naquela ocasião, Francisco Padilha.

O fato é que Dido Vieira se distanciou da gestão de Yves por não compactuar com o direcionamento do gestor, como pronunciado em nota, afirmando uma possível pré-candidatura a prefeito.

Após divulgação da nota, Dido tem sido procurado por todos os possíveis pré-candidatos. O próprio prefeito Yves Ribeiro já gravou um vídeo falando que sua relação com o vice estava resolvida. Recentemente, Dido apareceu com o ex-deputado estadual e também pré-candidato Ramos em uma reunião com a vice-governadora do estado, Priscila Krause. Segundo fontes internas do grupo do ex-prefeito, Junior Matuto já dava como certo contar com o apoio de Dido em 2024.

Com o anúncio da pré-candidatura de Francisco Padilha, ele busca sua aproximação com Dido Vieira – ambos já testados nas urnas e, diga-se de passagem, mesmo sem a vitória, saíram fortalecidos, dentro do contexto em que disputaram suas eleições.

Em nota, um grupo de oposição liderado por Dido, disse que Padilha representa Júnior Matuto, e que eles não estão separados, apenas confundindo o eleitorado, para descredenciar o novo, mas Padilha falou ao nosso blog que tem interesse em conversar com Dido e construir juntos uma Paulista para o Paulistenses.

Com a possível junção de Dido Vieira e Francisco Padilha – finalmente dois filhos da terra – sugeria a via alternativa que o eleitorado de Paulista tanto almeja. Se confirmado essa aproximação, parece que a via alternativa em Paulista encontraria sua melhor configuração.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *