Após a homologação de sua candidatura pelo PSDB, Andrade Barão conversou com nossa equipe sobre suas principais propostas e planos para a Ilha de Itamaracá. O candidato destacou suas principais bandeiras: turismo, desenvolvimento econômico, segurança e oportunidades para os moradores.
Principais Bandeiras
Quando questionado sobre suas prioridades ao assumir a candidatura, Andrade Barão foi enfático: “Defenderemos a bandeira do turismo, do desenvolvimento econômico e da segurança na Ilha de Itamaracá”. Ele ressaltou que pretende ser a voz do turismo na região, aproveitando o potencial turístico da ilha para promover sustentabilidade e desenvolvimento econômico, similar a locais como Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.
Turismo como Motor de Desenvolvimento
Barão acredita que o turismo é a principal indústria da ilha e que, com políticas públicas eficientes, pode tornar Itamaracá um dos principais polos de desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco. “Itamaracá é uma cidade turística linda, com diversos potenciais ainda mal aproveitados. Com aliados como a governadora Raquel Lyra, vamos trazer de volta o protagonismo da Ilha de Itamaracá”, afirmou.
Desenvolvimento Econômico
Em relação ao desenvolvimento econômico, Andrade Barão destacou as dificuldades enfrentadas pela cidade devido à falta de indústrias e baixa arrecadação municipal. No entanto, ele vê no turismo uma solução promissora. “A principal indústria que mais vende no mundo é a indústria do turismo. Com planejamento e políticas públicas eficientes, podemos transformar Itamaracá em um polo de desenvolvimento econômico”, disse.
Segurança
Sobre a segurança, Andrade Barão propôs a criação de uma guarda municipal armada e a implementação de uma intersetorial de segurança, para garantir que tanto os moradores quanto os turistas se sintam seguros na ilha. “As políticas de segurança são de responsabilidade do governo do estado, mas o município pode adotar estratégias para melhorar a segurança local”, explicou.
Oportunidades para os Moradores
Uma das principais bandeiras de Andrade Barão é a qualificação profissional e a empregabilidade. Ele propõe investir no comércio e no turismo local, criando leitos de hotelaria e estruturas que garantam renda aos moradores. “O morador terá oportunidades de emprego na própria ilha, sem precisar se deslocar para cidades vizinhas. No entanto, é necessário investir na qualificação profissional para que, quando esses empregos chegarem, os moradores de Itamaracá estejam preparados para ocupá-los”, concluiu.
Andrade Barão finalizou a entrevista destacando que o turismo precisa de investimentos para que Itamaracá volte a ser o principal polo turístico do estado de Pernambuco. “O turismo é a principal economia do mundo, e Itamaracá tem um enorme potencial a ser explorado”, finalizou Andrade Barão.