Gesto: PT ganha espaço no Governo de Raquel Lyra com a nomeação de novo diretor do ProRural

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, nomeou nesta sexta-feira (8) o petista Maurício de Josué como novo diretor do ProRural, ação vista como um movimento de aproximação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e, por consequência, com o presidente Lula. A nomeação provocou especulações sobre a entrada oficial do PT na gestão de Raquel, ao substituir Mychel Ferraz, indicado pelo PL e próximo ao Coronel Meira, em um cargo estratégico no apoio à agricultura familiar.

Esse movimento pode consolidar possíveis mudanças políticas para Raquel Lyra, que, segundo o colunista do Jornal O Globo, Lauro Jardim, estaria de malas prontas do PSDB e embarcando no PSD, partido aliado de Lula, consolidando uma nova base de apoio ao governo federal no estado.

A governadora enalteceu a qualificação de Maurício e a importância do ProRural para o desenvolvimento rural de Pernambuco: “A gente traz um quadro qualificado para ocupar um espaço relevante, que fomenta a agricultura familiar, fazendo regularização fundiária e garantindo o trabalho para que nosso povo viva feliz no Sertão, Agreste e Zona da Mata.” Ela destacou que, embora Mauricio seja ligado ao PT, sua nomeação deve-se ao perfil técnico e ao comprometimento com as pautas rurais e fundiárias do estado.

Raquel ainda reforçou a parceria que o PT tem oferecido na Assembleia Legislativa, apesar de ocupar posição de oposição. “O Partido dos Trabalhadores, embora esteja na oposição, tem sido um parceiro nas votações de matérias importantes e no apoio às lideranças de prefeituras de Pernambuco”, afirmou a governadora.

Raquel confirmou que tem mantido um diálogo contínuo com a bancada do PT e outros deputados, especialmente para tratar de demandas prioritárias para a população e liberação de emendas. Entre as pautas que têm sido discutidas estão a agricultura familiar e a CNH Rural, pontos que também fazem parte das bandeiras defendidas pelo PT.

Essa reaproximação pode mexer no tabuleiro político de Pernambuco, onde o apoio do PT e de seus parlamentares pode favorecer a gestão de Raquel Lyra e suas chances de recondução ao cargo de governadora em 2026, por outro lado também reduz a chance de fortalecimento do bolsonarismo no estado para as próximas eleições presidenciais.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *