Pesquisa aponta vantagem do prefeito do Recife sobre a governadora Raquel Lyra no cenário estimulado, mas ela aparece à frente no espontâneo.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera a disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6). Os números, no entanto, mostram cenários distintos a depender da forma de aferição: enquanto no cenário estimulado – quando os nomes são apresentados – Campos tem 47% das intenções de voto, no cenário espontâneo – sem estímulo – quem aparece à frente é a governadora Raquel Lyra (PSD), com 24%.
No cenário estimulado, Raquel Lyra aparece em segundo lugar, com 35%, seguida pelo deputado Eduardo Moura (Novo), com 5%, e Ivan Moraes (PSOL), com 1%. Brancos ou nulos somam 10%, e não souberam ou não responderam representam 2%. A diferença entre João Campos e Raquel Lyra nesse cenário é de 12 pontos percentuais.
Já no cenário espontâneo, a governadora registra 24%, contra 18% do prefeito. Brancos ou nulos são 11%, e não souberam ou não responderam alcançam 35% – o que indica um eleitorado ainda com alto índice de indefinição quando não há menção aos nomes.
A pesquisa foi realizada entre segunda e quinta-feira desta semana, com 1.022 entrevistados, e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026.

