Na noite da última terça-feira (23), o Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães (LTECV), realizou o lançamento do Projeto Mais Coração.
Idealizado pelo cardiologista Dr. João Moraes, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Regional Pernambuco, o projeto tem como objetivo garantir educação continuada através de simulações para o tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Nosso objetivo é salvar vidas e reduzir os riscos de mortalidade por doenças cardíacas utilizando treinamentos e protocolos”, afirmou Dr. João Moraes.
A equipe multiprofissional da UPA Engenho Velho, filial da Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda, participou da capacitação. Tiago Monteiro, diretor médico da UPA Engenho Velho, destacou a importância do treinamento: “Foi fundamental para preparar a equipe enquanto time de resposta rápida no manejo do infarto agudo do miocárdio e demonstrar a eficácia do uso da trombólise”. Ele acrescentou que a unidade receberá mais treinamentos através do Projeto Mais Coração.
A equipe assistencial da UPA Igarassu também passou por treinamento especializado no manejo da Síndrome Coronariana Aguda, essencial para a implementação do protocolo de dor torácica na unidade. A UPA de Igarassu, unidade do Governo do Estado administrada pelo HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, está sob a coordenação geral de Thalyta Santos.
O Projeto Mais Coração prevê treinamentos recorrentes para capacitar as equipes das UPAs, garantindo um atendimento ágil e eficiente aos pacientes com condições cardíacas graves.