A Prefeitura de Abreu e Lima, no Grande Recife, deu início as cirurgias de Frenectomia pela rede de saúde do município. O procedimento é bastante conhecido, que tem o objetivo de remover ou modificar o freio (lingual ou labial).
A condição conhecida popularmente como “língua presa” pode ocasionar em prejuízos na amamentação do bebê, deglutição e até na respiração. Mas uma cirurgia simples pode remover este tecido fibroso lingual dos recém-nascidos e crianças.
“Muitos bebês podem nascer com a língua presa, que nada mais é do que o freio lingual um pouco crescido ou hipertrofiado. É importante antes de tudo realizar uma avaliação inicial, para determinar se o paciente vai ser submetido ou não ao procedimento cirúrgico”, pontuou a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Sandra Araújo.
Para o atendimento, os pacientes podem ser encaminhados por sua respectiva Unidade Básica de Saúde, ou também pelo Hospital e Maternidade de Abreu e Lima. Após a avaliação com o cirurgião dentista, já é marcada a data do procedimento de frenectomia no Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona no mesmo prédio do Centro Integrado de Saúde (CIS), em Caetés III.