Chegou ao fim a novela das negociações políticas em Paulista. O PT e a Federação Brasil da Esperança decidiram apoiar a candidatura de Francisco Padilha (PDT) para prefeito do município do Paulista, na eleição que se aproxima. A decisão foi anunciada após dias de intensas negociações, tratativas e conversas, após a desistência do prefeito Yves Ribeiro (PT) de concorrer à reeleição.
A disputa pelo apoio do PT envolveu os pré-candidatos Francisco Padilha (PDT), Júnior Matuto (PSB) e Severino Ramos (PSDB). Embora houvesse especulações sobre possíveis acordos, com o PSB de Júnior Matuto, e conversas com Severino Ramos, Francisco Padilha despontou como o caminho mais assertivo. Padilha é filiado ao PDT, partido da frente progressista e aliado do presidente Lula, disputou as eleições para prefeito em 2020 perdendo no segundo turno, justamente para o atual prefeito Yves Ribeiro.
Acredita-se que a decisão de João Campos, prefeito do Recife, também influenciou nas negociações em Paulista. João Campos escolheu Victor Marques (PCdoB) como seu vice, esse movimento desfavoreceu a pré-candidatura de Matuto, pois encontrou resistência de figuras importantes do PT, como Humberto Costa, em apoiar a candidatura do PSB em Paulista, já que foram rifados no Recife.
Agora, com o apoio oficializado a Francisco Padilha, a dinâmica política em Paulista se redefine. A decisão também inclui Aron Gomes (PT), mulher, negra, militante, como candidata a vice, solidificando a aliança da Federação Brasil da Esperança com Francisco Padilha.