Na administração do prefeito Yves Ribeiro, no município do Paulista, o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) conquistaram importantes posições. Túlio Racinha, presidente do PV, foi nomeado como secretário executivo de Combate às Drogas, enquanto Walace Melo, do PCdoB, assumiu a secretaria de Ciências e Tecnologias.
Essas nomeações refletem a busca do governo municipal em fortalecer a gestão e alinhar as pastas com o governo federal. Túlio Patriota, experiente ativista social, assume a importante responsabilidade de liderar as estratégias de políticas públicas sobre drogas com enfoque na prevenção: evitar o uso de drogas; cuidado: redução de danos e acolhimento aos usuário; e reinserção social: preparar e encaminhar os usuários para uma atuação construtiva na sociedade.
Já Walace Melo traz consigo a expertise necessária para impulsionar projetos inovadores na área de ciência e tecnologia. Vale ressaltar que a pasta de ciências e tecnologias também é ocupada pela ministra Luciana Santos no Governo Federal, uma correligionária do PCdoB.
Com as nomeações, todos os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança, no município do Paulista, estão na base do governo, pois o PT já comandava a pasta de Projetos Especiais.
Com essa nova composição nas secretarias executivas, a gestão de Yves Ribeiro busca fortalecer a atuação governamental em áreas fundamentais para o desenvolvimento social e tecnológico do Paulista. A expectativa é que essas nomeações tragam resultados positivos para a cidade, buscando recursos no governo do presidente Lula, para promover avanços tanto na prevenção ao uso de drogas quanto no fomento à inovação científica e tecnológica na cidade.