Reta final acirrada em Goiana: Marcílio Régio aparece à frente em maioria das pesquisas, mas sem favoritismo definido

A disputa pela Prefeitura de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, chega ao seu momento decisivo com um cenário de forte indefinição. As mais recentes pesquisas eleitorais mostram o candidato Marcílio Régio (PP) à frente do atual prefeito interino e candidato, Eduardo Batista (Avante), mas sem que isso configure um favoritismo consolidado. A eleição suplementar, que será realizada neste domingo (5), promete ser uma das mais apertadas e tensas da história política do município.

Apesar de aparecer com vantagem na média das últimas pesquisas divulgadas nesta semana, Marcílio Régio ainda disputa apertada com Eduardo Batista. A avaliação de analistas políticos é de que o embate permanece indefinido, mesmo com Marcílio à frente, mas sem amplo favoritismo.

Confira os números das principais sondagens:

– Exatta
Marcílio Régio: 57,65%
Eduardo Batista: 42,35%

– Target
Marcílio Régio: 58%
Eduardo Batista: 42%

– Total Brasil
Marcílio Régio: 60,05%
Eduardo Batista: 39,95%

– AR7 Pesquisas
Marcílio Régio: 57,5%
Eduardo Batista: 42,5%

– Insight Global
Eduardo Batista: 56%
Marcílio Régio: 44%

– DataTrend
Eduardo Batista: 51%
Marcílio Régio: 49%

Com base nessas pesquisas, Marcílio lidera em quatro dos seis levantamentos mais recentes, enquanto Batista aparece à frente em dois. No entanto, em pelo menos uma das sondagens, os números apontam para empate técnico.

Ciente da leve vantagem numérica, Marcílio Régio intensificou sua agenda com caminhadas, reuniões e grandes eventos da chamada “Onda Azul”. O apoio do ex-prefeito Eduardo Honório tem sido um dos trunfos da campanha progressista.

Do outro lado, Eduardo Batista aposta no peso da máquina pública, em uma militância mobilizada nas ruas e nas redes sociais e no discurso de continuidade administrativa. Nos últimos 100 dias à frente da prefeitura, sua campanha tem se esforçado para mostrar entregas e ações que justificariam sua permanência no cargo.

Apesar da vantagem apontada em parte dos levantamentos, a média geral das pesquisas sugere que não há um favorito absoluto nesta eleição suplementar. Com o eleitorado ainda dividido e a alta polarização, a expectativa é de que o resultado só seja definido nos últimos instantes da apuração.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *