Na manhã deste domingo (18), a cidade de Olinda sediou sua primeira maratona internacional, promovida pela Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) e organizada pela Associação dos Corredores de Pernambuco (ACOPE). O evento atraiu atletas de diversos estados do país e de outros países, consolidando Olinda como um novo destino no calendário das maratonas no Brasil.
A competição contou com categorias de 5km, 10km, 21km (meia maratona) e 42km (maratona), proporcionando opções para corredores de diferentes níveis. Os percursos foram desafiadores, iniciando na Praça Duque de Caxias em Olinda e seguindo em direção ao Forte de Pau Amarelo, no município do Paulista, antes de retornar ao ponto de partida os atletas da maratona seguiram até o Marco Zero, no Recife Antigo.
O favoritismo dos atletas africanos era evidente, porém uma surpresa agitou a competição. Marcos Antônio Pereira de Paranatama, um pernambucano do agreste do estado, roubou a cena ao vencer a maratona com um tempo impressionante de 2h21’46, superando até mesmo o atleta da Uganda, Moses Kiprop, que chegou em terceiro lugar e marcou o tempo de 02h30’30, outro que superou o africano chegando na segunda colocação foi Rafael Almeida Silvestre com o tempo de 02h22’58, Jair José Da Silva e Jhon Lennon Fabiano completaram o pódio masculino da maratona.
No feminino, a atleta africana Emily Chebet garantiu a vitória com o tempo de 2h44’41. Em segundo chegou Arethusa Reane Azevedo Freire marcando 03h08’33 de prova, em terceiro Monica Moura de Almeida, com o tempo de 03h17’36, completaram o pódio feminino da maratona Adriana Teodosio Gonçalves e Rubevania Da Silva Alves.
De forma inédita em maratonas, dos primeiros aos quintos colocados em todas as categorias receberam premiações em dinheiro e troféus, entregues pelo Diretor-Presidente da FMO, Dr. Inácio de Barros Melo Neto, pelo prefeito de Olinda, Professor Lupercio, e pelo vice-prefeito, Márcio Botelho.
A primeira Maratona Internacional FMO em Olinda foi um grande sucesso e consolidou-se como um evento de destaque no cenário esportivo. A cidade agora faz parte do calendário das maratonas no Brasil, atraindo corredores e espectadores de todo o país.