O vereador Maguila, da cidade de Igarassu, teve sua Indicação Nº 917/2023 aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. A indicação solicita a criação do Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
De acordo com o vereador, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com TEA no Brasil, porém, se considerarmos a proporção utilizada pelo CDC, esse número pode chegar a 5,95 milhões. Diante dessa realidade, a implementação do Cadastro Único se torna uma medida de extrema importância para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às necessidades desse público específico.
O vereador diz que o objetivo do Cadastro Único é obter dados estatísticos que permitam a construção e articulação de estratégias nas áreas da saúde, educação e assistência social.
“É importante ressaltar que o espectro autista engloba diferentes graus e nem todos os autistas possuem as mesmas necessidades. Portanto, ter um levantamento preciso das pessoas com TEA na cidade é fundamental para o planejamento de políticas públicas eficazes.”
Disse o Parlamentar.
A Indicação apresentada pelo vereador Maguila será encaminhada à prefeita Elcione Ramos, solicitando a implementação da iniciativa.
“O Cadastro Único da Pessoa Autista em Igarassu irá contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para esse público, promovendo inclusão e garantindo seus direitos.”
Finalizou Maguila.