Vereadores de Igarassu Solicitam Investigação do Ministério Público à Prefeitura

Vereadores de Igarassu Solicitam Investigação do Ministério Público por Falta de Respostas da Prefeitura

Na manhã desta terça-feira (09), oito vereadores do município de Igarassu protocolaram um pedido ao Ministério Público de Pernambuco, solicitando investigação sobre a ausência de respostas da prefeitura a 16 pedidos de informação da Câmara Municipal.

A solicitação ao Ministério Público foi motivada pelo silêncio da prefeitura em relação a uma série de ofícios enviados pela Câmara. O vereador Neinho do Povo, expressou sua preocupação com a falta de transparência da gestão municipal.

“A sensação é de que estão escondendo as informações porque tem coisa errada, e eles desrespeitam o poder legislativo, que representa o povo e foi eleito para fiscalizar”, afirmou Neinho do Povo.

O documento encaminhado ao Ministério Público inclui a lista de ofícios não respondidos. Luiz dos Passos Júnior, presidente da Câmara, afirma que a falta de resposta às solicitações caracteriza crime de improbidade administrativa conforme a lei, além de ser uma afronta ao dispositivo legal legal é uma violação das prerrogativas do poder legislativo de fiscalizar o executivo.

Luizinho dos Passos, argumenta ainda que a prefeitura, liderada pela prefeita Elcione Ramos, está desrespeitando o Regimento Interno da Câmara Municipal de Igarassu (RICMI), especificamente os artigos 217 e 218, que tratam da obrigação do Executivo de responder às solicitações de informações feitas pelo Legislativo, e também a Lei Orgânica Municipal.

“Compete à Câmara requerer ao Prefeito, através de qualquer Comissão ou Vereador, na forma regimental, informações e/ou documentos sobre fato relacionado com matéria legislativa em trâmite ou sujeita à sua fiscalização.” Explicou Luizinho.

A falta de resposta às solicitações, conforme os vereadores, é uma afronta ao dispositivo legal e uma violação das prerrogativas do poder legislativo de fiscalizar o Executivo.

O pedido ao Ministério Público foi assinado pelos seguintes vereadores:

  • Luiz dos Passos Júnior
  • Anderson Trindade
  • Irene Marques
  • Darlan Ferreira
  • Jonas Pessoa
  • Rivaldo Moraes (Neinho)
  • Roosivel Oscar
  • Aristóteles Souza (Tote)

Os vereadores esperam que o Ministério Público investigue a situação e determine se há infrações administrativas, político-administrativas, cíveis ou criminais por parte da prefeitura. Eles se colocaram à disposição para fornecer esclarecimentos adicionais e manifestaram seu compromisso com a transparência e a fiscalização dos atos do Executivo.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *