Pela primeira vez em seus 43 anos de existência a cidade de Itapissuma recebeu nesta terça-feira (12) a visita de uma primeira-dama da nação, Janja Lula da Silva. Também foi a primeira vez que Janja, esposa do atual presidente da república, visitou o litoral-norte pernambucano e, por meio de um convite do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), decidiu conhecer a cidade, que tem pouco mais de 27 mil habitantes e é gerida pelo prefeito mais jovem da região metropolitana, Júnior de Irmã Teca (PSD).
Também estiveram presentes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), o superintendente da Pesca e Aquicultura, Zé de Irmã Têca (PSD), inúmeras autoridades políticas do estado, como a vice-governadora Priscila Krause (PSD), figuras ilustres, a exemplo da cirandeira e patrimônio cultural, Lia de Itamaracá, alunos da rede municipal e muitas pessoas que reservaram um tempo do seu dia para honrar a presença da primeira dama e acompanhar as notícias do bom momento que vive Itapissuma.
A visita teve início às 11h da manhã no centro da cidade, onde Janja foi recepcionada pelo prefeito, Júnior, a vice-prefeita, Zezé e Joana Mousinho, primeira mulher a liderar uma colônia de pescadores na história do Brasil, um ícone político da categoria e voz ativa na comunidade, atualmente coordenadora nacional e estadual da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), a comitiva seguiu para a Colônia de Pescadores Z-10, que fica às margens do Canal de Santa Cruz. Foram debatidos temas referentes às dificuldades que as mulheres enfrentam ao exercer as atividades de pesca, dupla jornada, questões de saúde e de gênero e em seguida todas e todos seguiram para o almoço no polo gastronômico da caldeirada.
Por volta das 14h as autoridades se reuniram em frente à Igreja de São Gonçalo, onde foram apresentados os detalhes do projeto da Bio Indústria, que pretende trazer comércio sustentável e valorização para a cadeia de produção dos moluscos e mariscos no Nordeste. Em seguida o Programa Computadores para Inclusão do Ministério das Comunicações entregou 50 computadores para as colônias de pescadores das cidades de Igarassu, Itapissuma e Itamaracá.
Ainda no encontro foi assinado o termo de adesão por parte da gestão ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV) do ministério de Igualdade Racial, onde o prefeito e a ministra Anielle Franco alinham suas atividades na busca da redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira, especialmente em Itapissuma. “É um momento histórico para a nossa cidade. A primeira-dama está trazendo investimentos importantes para a nossa população e esta visita fica acima de ideologias e partidos políticos. Isso é amor pelo povo do litoral norte e que essas ações possam mudar a realidade das nossas trabalhadoras e trabalhadores da pesca”, disse o prefeito Júnior de Irmã Teca, em uma das falas que fecharam o encontro.