O Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) começou nesta quarta-feira (24), no auditório do IFPE, em Paulista, reunindo parlamentares e servidores públicos de várias regiões do estado. A abertura foi marcada pelo Momento UVP Jovem, espaço voltado à capacitação da nova geração de vereadores e vereadoras.
Entre os temas em debate estiveram a fraude à cota de gênero nas eleições, os limites da imunidade parlamentar e os desafios éticos do cargo de vereador. As discussões foram conduzidas por advogados especialistas em direito municipalista, com o objetivo de trazer orientação prática aos participantes.
De acordo com a organização, a proposta desta primeira etapa foi estimular uma atuação mais consciente nos legislativos municipais, além de promover a troca de experiências entre jovens parlamentares.
“Queremos fortalecer a democracia a partir da base, preparando nossos vereadores para um mandato ético e comprometido com a população”, destacou Leo do Ar, presidente da UVP.