O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (17), a nova sede das Promotorias de Justiça de Olinda, na Avenida Pan Nordestina, no bairro de Vila Popular. O prédio tem três vezes o tamanho da antiga estrutura e vai concentrar, até o fim de novembro, todos os serviços do órgão no município.
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, José Paulo Xavier, afirmou que o novo espaço foi planejado para melhorar o atendimento à população e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores. “No novo endereço estaremos oferecendo maior conforto ao público que recorre ao MPPE, aos Promotores de Justiça e demais servidores. Acrescentamos recursos de acessibilidade e segurança”, disse.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, como a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, a delegada Ericélia Batista Nogueira, além de promotores, procuradores, representantes da OAB e servidores.
A nova sede possui 2,3 mil m² de área construída, divididos entre um prédio principal — fruto da requalificação de um antigo galpão — e um anexo. Entre os ambientes estão salas de atendimento ao público, recepção, auditório para 57 pessoas, salas de audiência e reunião, Núcleo de Acordo de Não Persecução Penal (Nanpp), refeitório, setor administrativo e Central de Inquéritos.
O prédio tem dois pavimentos, elevador, climatização, escada protegida contra incêndio e pátios internos que garantem ventilação e iluminação naturais. O estacionamento conta com 86 vagas para carros, além de bicicletário e vagas para motos.
A unidade foi projetada com foco em responsabilidade ambiental, seguindo o plano de gestão do MPPE para o biênio 2025/2026. O prédio conta com parque de energia solar, iluminação em LED, torneiras com temporizador e um projeto paisagístico que inclui o plantio de 20 árvores e mais de 1.500 m² de solo natural, para melhorar a permeabilidade e o microclima da área.

