Eduardo da Fonte lança Projeto Primeiro Minuto para prevenir mortes por engasgo infantil em Pernambuco

Iniciativa apresentada durante o Papo que Transforma Mata Sul pretende capacitar famílias e profissionais de saúde para agir nos primeiros minutos de emergências com crianças.

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP) e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte, lançou nesta sexta-feira (26), durante o evento Papo que Transforma Mata Sul, o Projeto Primeiro Minuto, iniciativa voltada à prevenção de mortes causadas por engasgo infantil em Pernambuco.

Idealizado pelo médico cardiologista Dr. João Moraes, o projeto busca transformar o Estado em referência nacional na capacitação para o atendimento de emergências envolvendo crianças. A proposta parte da preocupação com os índices de sufocação acidental, que ainda provocam dezenas de mortes infantis todos os anos no Brasil.

De autoria parlamentar, o Projeto Primeiro Minuto tem como objetivo fortalecer as políticas voltadas à primeira infância por meio da qualificação de gestantes, pais, familiares, cuidadores e profissionais da saúde para agir corretamente nos primeiros minutos de uma ocorrência.

Entre as medidas previstas está a criação do Programa Estadual de Capacitação em Desengasgo Infantil, que utilizará simuladores de treinamento e transformará as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que realizam acompanhamento pré-natal em centros permanentes de formação e orientação.

Durante o lançamento, Eduardo da Fonte destacou que a iniciativa busca salvar vidas por meio da informação e da capacitação da população.

“Todos os anos, centenas de crianças perdem a vida por uma situação que, muitas vezes, pode ser evitada com informação e preparo. O Projeto Primeiro Minuto nasce para salvar vidas, capacitando famílias e profissionais de saúde para agir com segurança e rapidez. Nossa missão é fazer com que nenhuma criança perca a vida por falta de orientação”, afirmou.

O evento reuniu diversas lideranças políticas de Pernambuco, entre elas o deputado federal Lula da Fonte; os deputados estaduais France Hacker, Dannilo Godoy, Cleiton Collins e os prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul), Wilson Lima (São João) e Araújo (Amaraji).

Também participaram o ex-prefeito de Palmares, Beto Melo; o vice-prefeito Neto Melo; o presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do Ar; a pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; os pré-candidatos a deputado estadual Thierry Copertino e Dr. Tarcísio Reis, além do cardiologista Dr. João Moraes, idealizador da iniciativa.

O Projeto Primeiro Minuto passa a integrar a agenda de propostas defendidas por Eduardo da Fonte para a área da saúde, com foco na prevenção, na capacitação da população e na redução de mortes evitáveis durante a primeira infância.

Kennedy Lima

Sobre Kennedy Lima

Jornalista - DRT 7523/PE, Especialista em Jornalismo Político. Os bastidores do poder, bastidores e análises sobre a política Pernambucana e Nacional

Ver todas as postagens de Kennedy Lima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *