A governadora Raquel Lyra (PSDB), realizou nesta terça-feira (12) a posse de 338 policiais penais aprovados em concurso público de 2021. A cerimônia ocorreu na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.
A posse dos candidatos, que já haviam sido nomeados no dia 31 de julho durante o evento de lançamento do programa Juntos pela Segurança, no Teatro Guararapes, em Olinda, foi oficializada através da publicação no Diário Oficial do Estado em 1º de agosto.
Todos os policiais penais empossados passaram pelo curso de formação e demais exames e agora, já com lotação, serão responsáveis por reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado. Essa nomeação era uma demanda antiga dos profissionais e se tornou uma cobrança frequente à governadora.
Uma comissão formada pelos candidatos aprovados no concurso informou que um total de 1.354 profissionais concluíram o curso de formação. Aqueles que não foram nomeados agora aguardam por uma possível convocação futura, embora não haja um cronograma definido pelo Governo de Pernambuco para novas nomeações. O sindicato dos policiais penais afirma que continuará pressionando o Palácio para a convocação de mais profissionais.
Com essa posse realizada hoje, a governadora Raquel Lyra reforça, ainda que de forma insuficiente, a segurança das unidades prisionais no Estado de Pernambuco, e atende uma parte da demanda da categoria dos policiais penais.